Creativity masterclass 04 / Visualização
O termo visualização refere-se ao processo de pensar através de imagens ao invés de palavras. Apesar de ser uma poderosa ferramenta para a conceitualização criativa, tem sido sistematicamente negligenciada nas estruturas educativas existentes.
Uma vez sabendo que nosso córtex visual é a maior região do cérebro destinada ao processamento de dados sensoriais, seria um desperdício não levar isso em consideração. Pesquisas recentes não estão apenas transformando a maneira que pensamos sobre o papel da visualização no processo criativo, como também confirmando o que mentores e professores já conhecem há anos – que a habilidade de visualizar é uma das mais importantes ferramentas no arsenal de táticas criativas.
Do ponto de vista neurocientífico, existem semelhanças entre fazer algo, e a simulação visual da mesma ação. Não há mais dúvidas que a capacidade de formar e manipular imagens associadas a uma atividade é capaz de promover mudanças inclusive na nossa arquitetura cognitiva.
Incluindo entrevistas com dezenas de profissionais de várias áreas de atuação, o workshop abrange todos os aspectos de visualização considerados fundamentais para um desempenho criativo otimizado. São ao todo 4 palestras – Percepção, Thinking, Seeing e Doing – direcionadas a designers, arquitetos, publicitários, empresários, artistas e todos para quem a geração de novas ideias é fundamental, demonstrando a eficácia da visualização no processo criativo. O Creativity MasterClass 04 / Visualização é o mais autônomo e prático de todos os workshops da série, com diversos exercícios destinados a consolidação da informação disponibilizada.
TEMAS:
1. VISUALIZAÇÃO (definição e exemplos)
2. PERCEPÇÃO (fisiologia da percepção, funcionamento do córtex visual)
3. THINKING / IMAGINAÇÃO (mind flying, o poder do imaginação visual)
4. SEEING (drawing – pensamento com rabo, repensando a paradigma digital)
Drawing as seeing (observando o mundo)
Drawing as thinking (desenho com meio de construir ideas)
Drawing as doing (desenho como processo)
Drawing as planning (desenho como planejamento)
Codes for the invisible (desenho como códigos para o invisível)
Drawing as oracle (desenho como busca do encoberto)
Drawing as understanding
Drawing as information
Drawing as concept
Drawing as system
5. DOING / PHYSICAL THINKING